segunda-feira, 26 de julho de 2010

Caricaturas


Aqui temos uma releitura legal, do velho e sofrido Van Gogh, ou se preferirem Ivan Grog o pintor das multidões. Como é sabido e notório( Hoje estou incorporando a Barsa, ou outra enciclopédia qualquer de 1500 ) o nosso bom amigo e pintor num momento de profunda amizade e carinho cortou a própria orelha e ( segundo reza a lenda ) mandou a para " Gogã", (não sei como se escreve este nome, acho que é Gauguin ), como sinal de arrependimento por uma discussão entre ambos.

Diante deste fato criei esta pintura que não deixa de ser uma caricatura. Para ser menos dolorosa, mandei ver este chapéu do Mickey no bom Van Gogh para assim poder retratar o acontecimento. Com um pouco de arte "costurei" a orelha no chapéu e deu nisto.

Detalhe. Esta é a segunda versão deste quadro. Pintei uma anterior, que hoje pertence a um grupo de teatro do interior do Estado de São Paulo.

Segundo o artista plástico Mancini,este é o Van Gogh com dor de dente. Eu quando pintei não notei o detalhe, mas depois do comentário notei que era verdade. O homem tem a boca inchada do lado esquerdo. E notem que este quadro parece um pouco com o quadro da obra " o Retrato de Dorian Gray, onde um pintor pinta um retrato de um jovem e este passa a permanecer jovem enquanto o retrato do quadro começa a envelhecer.

Assim é com o Van Gogh. Me parece que a cada dia sua boca incha mais...

Piadas a parte aí vai um abraço a todos com a mão cheia de tinta. Até á proxima. Saudações multicores.

Fernando Doria.

Nenhum comentário: